Acaraú / CE - quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

EEG - Recomendações

O eletroencefalograma (EEG) e o Mapeamento Cerebral (EEGq) são exames não invasivos, ou seja, não ferem a integridade física do paciente. Nesta modalidade de registro o equipamento capta e amplifica os potenciais de ação ou correntes geradas pelo cérebro.

 

Não há, na modalidade ambulatorial, a utilização de agulhas ou injeção de sinais (choques).

 

Para que a captação do estímulo se faça de forma adequada, recomendamos que pelo menos 24 horas antes do exame não se faça uso de bebidas alcoolicas ou outos agentes que atuem sobre o sistema nervoso central, exceto aqueles prescritos por profissional médico ou cirurgião dentista. É importante que o profissional que ralizará e laudará o exame seja informado sobre as medicações em uso.

 

Igualmente, é importante que se traga o pedido médico, sobretudo se ele contiver informações sobre o quadro clínico que se pretende esclarecer com a realização do EEG ou EEGq.

 

Na manhã do exame, lave os cabelos e couro cabeludo com sabão ou shampoo neutro, não use condicionadores, sobretudo aqueles com silicone em sua formulação, cremes hidratantes ou cremes para pentear. Compareça com os cabelos secos, e traga toalha e pente/escova para lavar os cabelos após o exame.

 

Não use maquiagens, bases, cremes hidratantes, protetores solares na região da fronte (testa) e orelhas. Caso se utilize de brincos, esteja certo (a) de poder remove-los para o registro dos sinais.

 

Geralmente se recomenda uma moderada privação de sono na noite anterior ao exame, contudo essa recomendação pode variar conforme a afecção que se pretenda estudar. O ideal é que se compareça ao laboratório descansado, porém em condição tal que se permita a sonolencia e sono durante o registro, o que seria o ideal.

 

Não há a necessidade de se cortar os cabelos para o registro do EEG ou EEGq.

 

No caso de crianças, optamos sempre que possivel a realização do exame sem a utilização de sedativos. Procure chegar pelo menos 60 minutos antes da hora prevista para a realização do EEG/EEGq, visando a avaliação da necessidade e efetuação da sedação, quando assim requerido.

 

O exame não apresenta contra-indicações, exceto por algumas manobras de ativação que podem ser suspensas conforme a avaliação do médico que fará o registro. Da mesma forma, não há efeitos colaterais relativos ao registro de EEG ou EEGq.