Acaraú / CE - quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

recomendações - Eletroneuromiografia

O estudos de condução nervosa (ENMG), seja sensitiva, motora, miografia, potenciais evocados sensitivos e motores são exames neurofisiológicos considerados mínimamente invasivos, pois exigem a introdução de agulhas especiais de pequeno calibre no interior dos musculos que serão estudados.

 

São utilizadas agulhas descartáveis especialmente projetadas para que sua introdução seja acompanhada de mínimo desconforto. Embora extremamente finas, não há risco de que elas se quebrem no interior do corpo, até mesmo porque geralmente os musculos estudados são de localização superficial.

 

Para o registro da ENMG, são afixados eletrodos na pele, e é injetado um sinal de baixa corrente a fim de permitir-se a captação desses sinais ao longo do trajeto dos nervos e a consequente aferição da intensidade de seus pontenciais de ação, bem como a velocidade de propagação do estímulo. Esse estímulo é ajustado de forma a gerar mínimo desconforto para o paciente.

 

A ENMG normalmente consta de estudos de condução sensitiva, condução motora e eletromiografia de segmentos do organismo, conforme a condição clínica sob estudo. Desta forma, podem ser solicitados exames compreendendo dois ou quatro membros, e no caso da solicitação de dois membros, dependendo da afecção investigada será procedido o estudo em ambos membros superiores, ou ambos inferiores, ou superior e inferior ipsilaterais (do mesmo lado).

 

Recomendamos que antes da realização do registro de ENMG se tome um banho usando sabonete neutro visando a redução da oleosidade da pele (pois ela age como um isolante aos sinais eletricos), não use cremes hidratantes ou protetores solares pelo menos 24 horas antes e traga short, bermudas ou mini-saias, no caso de realização de exames em membros inferiores.

 

Caso faça uso de medicamenos que reduzam a capacidade de coagulação sanguínea, tais como AAS, dipiridamol, clopridogrel, ticlopidina, heparina e similares, suspenda o uso 24 horas antes da realização do exame. Quando em uso de rivastigmina, se possível suspenda o uso 4 a 6 horas antes da realização do registro. Sempre comunique o fato ao médico que fará o registro.

 

Embora raro, pode ocorrer dor no local de inserção das agulhas, contudo não há recomendações especiais para o período após o exame. Não há sequelas decorrentes do estudo de condução nervosa.

 

Nos casos de potencias evocados auditivos ou visuais, não há a utilização de agulhas.

 

Apresentamos a seguir um video que ilustra, de forma geral, a realização de um exame de eletroneuromiografia.